quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lançamento do curta " Sempre as quartas"


A poesia pode aparecer de várias formas , e ela esta presente em quase todos os nossos momentos. Esta nos olhos de quem vê , está no embalo de nossos pensamentos , na percepção , na emoção , está nas mais simples e nas mais complexas ações que somos capazes de operar... Existem pessoas que simplesmente nunca vão dançar neste ritmo , elas não são melhores ou piores , apenas ignoram essa mágica. O cinema é a mágica da ficção , é a ação que vem com promessas , com revelações , com sonhos , com uma realidade que faz um sentido diferenciado a cada um que observa. É a arte , é a desordem ordenada, é o complemento dos espíritos inquietos... Ontem mais um projeto nasceu , mais uma história foi projetada numa tela. Ontem, eu tive o previlégio de estar presente ,no lançamento do curta " Sempre as Quartas", e satisfeita em saber que de alguma forma contribui para que ele existisse. Estou de alma lavada, estou feliz pela emoção que senti, e tenho certeza que aprendi muito com essa nova experiência... Parabéns a todos!!!

sábado, 12 de julho de 2008

Onde a doação não tem recompensas


O dia chega ao fim , ele dorme no sofá , a empregada , a de sempre, está lá ,esperando a ordem do patrão para sair e embarcar na sua próxima jornada , as conduções , as filas , o aperto , o cansaço estampado no rosto de outros colegas. Ele dorme , ele finge dormir. È dia dois , dia acertado para o pagamento , dia em que ela sempre ficava mais ansiosa em receber seu dinheirinho suado , que daria no final das contas para pagar as contas e tentar levar o resto do mês.
O apartamento de dois quartos , não é lá grande coisa, poucos móveis , uma cama de casal , com um colchão de última geração, muitos CDS , alguns utensílios domésticos modernos, mas aquele sofá era precioso , ele dormia nele praticamente a tarde toda e via TV nos intervalos de sono. Era ali que ele permanecia como um vegetal. E as horas estavam passando o horário do próximo ônibus se aproximando , e ela já batendo panela , sim ela já tinha passado aspirador naquela sala umas três vezes, e nada, nem um olhar. Ele permanecia adormecido, imóvel como um móvel antigo , como parte de uma mobília velha, as roupas surradas , cabelos totalmente sebosos, uma moldura de um quadro daqueles pintores que nunca tiveram seu trabalho reconhecido. Um plágio , um devasso resto de ser humano. Ela pensava vou bater as panelas , vou fazer um panelaço , é meu último recurso , eu conheço bem esse comportamento.- Ahh se conheço!! Quase chegando no horário do último ônibus ela já não se conteve e num grito acordou seu patrão. Ele olha com uma cara de espanto e se faz de desentendido, um olhar de desinteresse e maldade , muitas más intenções. Ela explica rapidamente antes que ele adormeça de novo, que precisa do dinheiro , que o aluguel tem que ser pago amanhã, que a luz já foi cortada , que ela precisa sair dali nesse momento e com o dinheiro.
Num sorriso malicioso ele pergunta se ela não quer dormir ali hoje , já esta tarde , porque sair assim tão depressa. Afinal foram tantos anos , e se ela já esperou tanto, porque não poderia ficar mais uma noite. Já sentado no sofá ele tenta argumentar, explicar que tudo isso pode ser deixado para amanhã. Ela já cansada do dia exaustivo , resume em uma única frase o grande motivo para não ficar. Nós estamos separados , eu te servi à vida toda , e ainda tenho que fazer isso todo o dia do pagamento da pensão.
São as tais leis , não fui eu quem as escolhi, mas eu nunca vou ter direito a minha aposentadoria e trabalhei muito , criei teus filhos , te amei como uma mulher jamais poderia e hoje te vejo como sempre , aquele homem que nunca saiu do sofá que herdei da minha mãe. Os filhos já casados não viviam mais com ela , nem com ele, pouco restou da relação dos dois e família foi só uma idéia boba da cabeça da adolescente que casou um dia como um homem cheio de sonhos mas sem nenhum objetivo.
Ela então com seus maltratados 67 anos, estava ali por uma questão de hábito , arrumando o lar que havia deixado, mas que fez parte da sua história. Foram anos de vida nesse apartamento que na partilha , ficou com ele. Ela nunca estudou , nem quis saber dos seus direitos na separação , só queria sair daquele horizonte , queria ver mais que um homem deitado em um sofá.
Mas o que seria uma noite a mais, para alguém que viveu 35 anos ao lado de um homem que nunca saiu do sofá. Pensou um pouco , não respondeu nada e foi para o quarto , deitou e adormeceu , e antes de pegar no sono quem sabe um dia minha profissão seja mais valorizada, talvez um dia esse herdeirinho de um império volte a me amar , mas o que sem dúvida a deixou mais apreensiva era se ele ia pagar a pensão , de 300 reais para ela voltar para sua casa, para a sua vida nova.

sábado, 21 de junho de 2008

Jack e Dory



Como a gente identifica o grande amor de nossa vida? Será possível ter essa garantia , de que essa pessoa que esta ao seu lado é para a vida toda? Nossa eu poderia enumerar mais de cem perguntas que me faço, quando meus olhos brilham diante da tela do computador , sim ele esta lá , longe , há 2.000 e poucos Km de distância.

Agradeço todo o dia por presenciar na minha fase adulta , as boas energias da moderna forma de comunicação...quantas facilidades!!!!

Olhos nos olhos, dedos no teclado, suspiros por todos os lados...quem diria que um beijo roubado, numa festa onde a música era uma mistura de pop rock e breguice total , seria o início de nossa história. Quase a clássica música de Renato Russo , com algumas alterações , ela não gosta de meditações e ele não joga futebol de botão com seu avô...mas adora ele.
Seu nome é Everton , mais conhecido como bolacha , alemão, e sim eles o denominam de várias formas... Eu escolhi um apelido que ele não parece gostar muito, mas eu adoro!!! meu "Jack" , já viram o filme Melhor é impossível ??? Ele não pula as divisórias da calçada, nem talvez tenha algum traço de um homem com Transtorno Obsessivo, mas ele, é ele mesmo ... o tempo todo ... Dizem que no primeiro encontro você deve só falar palavras de efeito positivo, agradar como pode , enfim dizem muitas palavras bonitas ...
Eu?... se fosse levar em conta o que ouvi no primeiro encontro , hoje talvez atravessaria a rua quando encontrasse Jack... ele chamou minha calça de Knnor( nem queiram saber o significado) e , acredite ou não ,ele não falou nada de agradável... Só uma frase , essa eu não esqueço , A luz do sol refletida no seu rosto, com esse cabelo assim, paraaa , não te mexe !!! Muito lindaaa!!!

É , a gente namora a distância , morremos de saudade, falamos bem de muita gente e avacalhamos outras pessoas, fazemos planos juntos,falamos de amor, do nosso amor, temos dias de fúria , ciúmes , falamos de ideias , acontecimentos , nosso humor é negro ,ás vezes ,de arrepiar. E quando eu percebo já se passaram 3 horas no msn e ele ainda diz , amor desliga tudo que vou te ligar...

Nunca tinha vivido isso , esse amor virtual , nunca tinha encontrado alguém assim, tudo é muito novo , e ele me conquista todos os dias. Nunca pensei que um dia diria isso , "Esse homem me conquista todos os dias", sempre quis dizer isso, e nunca tinha conseguido entender o que isso significa.

Se ele é o amor para o resto da minha vida ,eu ainda não sei , mas eu quero que ele esteja nela até o fim , e do jeito que for...

Queria mesmo ter postado sobre ele um poema , um conto , falar de todos os sentimentos lindos ,que ele desperta em mim ... mas falei de nós , e para quem não nos conhece, prazer meu nome é Dory( personagem de uma animação aí ) e ele , é Deus , se você quiser acreditar nisso... é um amor.... neh ?Jack!!! Faltam 5 dias para que o teclado e o telefone não sejam mais os únicos recursos para expressar nosso afeto... e daí ... que ansiedade !!!! te amo, viu!!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Feche a janela porque o calor pode entrar...


Em 20 anos nunca sentimos um frio tão intenso...

Hoje entre uma aula e outra, nos corredores, no elevador, parada numa esquina esperando o sinal fechar, eu escutei mais de uma vez , aiiiiii que frio !!! E isso me fez pensar em quantas pessoas tem o coração gelado o ano todo, em quanto frio existe mascarado em sorrisos simpáticos, em como nós estamos distantes nesse momento...Me chamou a atenção a notícia que foi destaque da semana passada , meninas que fugiram de casa , sem destino, com 100 pila no bolso e achando que assim iriam se conhecer melhor...aiaiaia Será que elas levaram um casaquinho ? Será que elas agora entenderam que fugir de si mesmo é impossivel, e que faz frio em todas as cidades, é congelante a hostilidade de nossa sociedade, tão cheia de regrinhas. E que boas intenções são tão raras , e que pessoas que as possuem são capazes de muito, mas elas moram em locais escondidos. Elas não possuem asas, e não distribuem sorrisos, mas elas podem estar bem ao seu lado e você , talvez nunca perceba. Respondendo a senhora que comentou no elevador , hoje está frio mesmo!!! eu sorri e disse faz tempo que sinto frio nessa cidade...e pensei , faz tempo que eu sinto frio em qualquer lugar...Talvez um copo de vinho , uma lareira, um cobertor, meu amor , meus amigos, possam fazer com que eu me sinta aquecida.

Mas que quase todos nós temos um adolescente vivo em nossos corações, é fato..e não há como esconder minha revolta ,com tanta frieza e distãncia que resolvemos estabelecer em nossas vidas corridas, em nosso etinerário maluco, nessa vontade de vencer, vencer, vencer...!!!

Aiiiiiiiii q friooooo!!!!

Afinal, é feliz dia dos namorados???





Já passou o dia , mas queria falar sobre o dia 12 de Junho, dia de celebrar o amor, dia que Santo Antônio é o santo mais lembrado, quando comércio fatura mais, e os apaixonados parecem entrar em transe.
Não é fácil pra muita gente lembrar o dia do primeiro beijo, o dia exato em que conheceram a pessoa amada, o dia do aniversário da sogra(o), mas o dia dos namorados, não há como esquecer.
Basta dar uma voltinha pelos centros da cidade para que enfeites em forma corações saltem de dentro de vitrines, para que o vermelho vire a cor principal na composição de presentes, e as opções de presentes , cada ano mais criativas.
Os fabricantes e comerciantes não tem mesmo o que reclamar sobre essa data, já os solteiros, esses viram seres de outro planeta.
Inventar um dia em que nem todos podem comemorar é no mínimo muito injusto, se pararmos para pensar na desilusão que sentem aqueles que esperam pelo seu grande amor. Ter que ouvir seus amigos dizendo que compraram um presente lindo, que a mensagem que receberam no celular era emocionante, ou que não vai dar pra sair com você hoje , porque afinal vai rolar aquela jantinha a dois. Quanta injustiça , quanta insensibilidade!
Mas nem sempre os solteiros encaram essa data de uma forma tão desastrosa, alguns até acham graça e vibram pelo fato de não ter que gastar com presentinhos, dizem que o momento é de sair para a balada com outros amigos solteiros e aproveitar. Mas não dá para negar que aquela pontinha de tristeza paira no ar.
A solução seria inventar um dia dos solteiros, para que esses pudessem presentear quem quisessem, e então os apaixonados sentiriam na pele o fado que estão carregando. Iriam os casais lembrar das brigas intermináveis , dos dias onde o tédio e a rotina são de arrepiar, do ciúmes doentio, dos programas com amigos que tiveram que abdicar, das crises, de tanto mais.
Afinal somos condicionados a encontrar alguém , namorar, casar, e sermos felizes para sempre, como se isso fosse fácil. Como se o amor estivesse nos esperando em cima de um cavalo ou na torre de um castelo. Agora se os apaixonados pudessem entender a exclusão que o dia dos namorados significa , talvez eles seriam mais discretos, mas é lógico que não são eles que comandam o espetáculo. Eles são o objeto publicitário do momento.
E os que lucram com tudo isso, certamente achariam ótimo se fosse inventado o dia dos solteiros. O amor não é mais um poema de Gonçalvez Dias. O amor é lindo sim, mas o dia dos namorados é um dia como outro qualquer, porque se você não souber como amar nos 365 dias do ano, não será um presente que mudará a relação. Há quem questione isso , disso não restam dúvidas.